segunda-feira, 16 de maio de 2016

Rossini

Gioacchino Rossini nasceu a 29 de fevereiro de 1792 na cidade de Pesaro, Itália. Rossini iniciou a sua formação musical muito cedo, pela mão dos seus pais, que lhe deram aulas de canto e de interpretação instrumental (espineta e trompa).
Manifestava uma especial predileção pelas obras de Haydn e de Mozart, o que lhe granjeou o apodo de "il Tedeschino", o "alemãozinho". Aos sete anos entrou para o Conservatório de Bolonha.
Em 1806, ingressou no Liceo Musicale, onde recebeu aulas de violoncelo e, mais tarde, de contraponto. Nessa altura já era conhecido nos círculos musicais da cidade, onde era considerado um jovem virtuoso, pelas suas intervenções como cantor em atos litúrgicos e violinista e pianofortista em concertos e recitais.
Rossini iniciou a sua carreira profissional aos 18 anos, com a estreia da ópera La cambiale di matrimonio, no Teatro San Moisè de Veneza.
Gioacchino Rossini teve a carreira mais fulgurante da história do bel canto e também a mais curta porque, ao fazer 37 anos, decidiu  deixar de compor óperas e dedicar-se simplesmente a gozar a vida.

Este é o 14.º volume da coleção História da Música Clássica.
Já está disponível na Biblioteca!

Senta-te confortavelmente. Fecha os olhos e aprecia a melodia!

Sem comentários: