terça-feira, 10 de maio de 2016

Bizet

Georges Bizet nasceu a 25 de outubro de 1838 em Paris. O seu pai era amador de canto e a sua mãe recebera uma boa formação musical pelo que fomentaram o talento musical do seu filho, que se havia manifestado precocemente. 
Bizet entrou para o Conservatório de Paris quando fez dez anos. Aí, estudou composição e desenvolveu dotes de pianista. Durante os seus anos de estudo tornou-se famoso pela sua capacidade para interpretar ao piano partituras de orquestra e triunfou nos principais  concursos do Conservatório.
Aos dezanove anos compôs a sua primeira obra vocal: a opereta em um só ato intitulada Le docteur Miracle  a sua única incursão neste género.
Recusou várias ofertas de trabalho como professor de piano e decidiu dedicar-se unicamente à composição. Mas a sua vocação para a música não se viu recompensada nem pelo interesse dos empresários nem  pelo favor do público.
A primeira versão da Carmen estreou-se a 3 de março de 1875 e, apesar do frio acolhimento do público e da crítica, manteve-se em cartaz mais de quarenta representações.

Este é o 27.º volume da coleção História da Música Clássica.
Já está disponível na Biblioteca!

Senta-te confortavelmente. Fecha os olhos e aprecia a melodia!

Sem comentários: